sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Podemos ter eleições ilimitadas para Presidente, Governadores e Prefeitos?

Fiz duas reflexões, que estão abaixo. Opine.

Ou o Brasil cria regra única - todos os mandatos com direito a reeleição ilimitada, com a exigência de se licenciar por 6 meses do cargo antes da disputa - uma vez que hoje para o poder legislativo(senadores, deputados e vereadores) essa regra existe (e sem licença do cargo para as disputas), ou também torna os cargos desse poder limitados a uma reeleição, como ocorre para Presidente, governadores e prefeitos. E o poder judiciário? Seus membros também não deveriam se submeter a eleição. E a sociedade civil, nas ONGs, OSCIPs, Conselhos disso e daquilo? Muitos que criticam, nas instituições que participam, se valem dessas condições de reeleição. Não se encontrou nada mais democrático que o voto popular para manter ou retirar qualquer agente público de uma função. Ainda não.


Vamos parar de hipocresia? A reeleição ilimitada já está presente nos mandatos de vereadores, deputados e senadores, portanto, todo o Legislativo.
o PT diz que não tá mas tá doidinho para essa reeleição. Como estava o PSDB. Vamos dar direito a reeleição e deixar nas mãos do povo sua decisão. O restro é balela oportunista.

2 comentários:

joaquim de paula disse...

Caro Valmir.
Na minha modesta opinião, a reeleição é uma das piores coisas no âmbito municipal.É preciso um estudo bem profundo sobre suas vantagens e desvantagens para a administração pública.Parabéns pelo seu blog. Tenho certeza de que vai ser bem acessado. Já está no meu blogroll, pois sei que vai abordar os mais variados assuntos, com seriedade e respeito pela nossa comunidade.
Joaquim de Paula.

Valmir Trentini disse...

Joaquim, grato pela contribuição a esse debate que precisa ser feito, pois o Congresso brasileiro precisa fazer a chamada reforma político-partidária. Reitero os parabéns pelo seu blog www.joaquimdepaula.blogspot.com que tem merecido meu acesso diário como referência jornalística. Com os feriados então, mais importante esse meio de comunicação que vc disponibiliza com a competência de sempre.Valmir