sábado, 29 de agosto de 2009

Reflexão. Como ser um bom administrador

A todos e a cada um que tem a ambição de servir o público. Bom domingo.

CONFÚCIO (551-479 aC): COMO SER UM BOM ADMINISTRADOR!
Respeitar cinco qualidades e repelir as quatro nocivas


1. As cinco qualidades: O homem superior é gentil sem aceitar subornos. \ Ele trabalha ao lado do povo sem dar motivos para ressentimento. \ Ele tem ambições, mas não é avarento. \ Ele tem dignidade, mas sem o orgulho indevido. \ Ele inspira o respeito, mas não é cruel.


2. Ou de outra forma: - Trabalhar para bem-estar do povo \ Dar trabalho certo para a pessoa certa. \ Um homem quando alcança tudo aquilo que é capaz, não será ganancioso. \ O homem superior sempre cumpre suas tarefas, independente da dificuldade e assim nunca é indolente. Isso é dignidade sem orgulho. \ O homem superior cuida da sua aparência. Usa suas roupas de maneira apropriada e trata os outros com respeito. E graças à sua conduta sóbria, as pessoas têm grande consideração por ele. Nesse aspecto ele inspira respeito sem ser cruel.


3. As quatro nocivas. - Condenar um homem porque ele falhou em sua tarefa sem ter recebido instruções corretas. Isso é crueldade \ Esperar que um homem faça alguma coisa sem ser devidamente avisado. Isso é um desmando. \ Insistir que um homem se apresse para terminar seu trabalho quando recebeu instruções para realizá-lo meticulosamente. Isso é danoso. \ Prometer uma recompensa e depois concedê-la de má vontade. Isso é mesquinharia.

Do site de Cesar Maia

6 comentários:

Anônimo disse...

quanta
demagogia,de uma
pessoa só.O
tempo do confúcio
já foi,agora é
tempo dos
confusos.

Lulu disse...

Gostei da reflexão, mas vc esqueceu de um item - O bom administrador não leva desaforo para casa rsrs.

Anônimo disse...

ADMINISTRAR A COISA PÚBLICA É DIFERENTE DO QUE ADMINISTRAR AS COISAS PARTICULARES.NA NOSSA EMPRESA RESOLVEMOS TUDO COMO NOS APETECE,MAS...EM COMPENSAÇAO AS COISAS PÚBLICAS REQUEREM UMA CONVERSA MÚTUA ENTRE:ADMINISTRADOR,COOPERADORES E POPULAÇAO...POIS,O QUE SERÁ FEITO É PARA TODOS.

Anônimo disse...

Valmir,ouvindo a Rede de Rádios no jornal da noite,ouvi alguém,o ex-prefeito falando de administrar e refletindo comigo mesmo,cheguei a conclusao que esse japoneizinho abrasileirado é mesmo um bagre ensaboado,pois agora fora da administraçao(o povo lhe deu cartao vermelho) ele diz tudo o que se deve fazer,mas...quando tinha a prefeitura na mao,repartiu os louros da administraçao(???) com os subordinado,fazendo tudo ao contrário do que hoje prega.Vá dormir japoneis,pois a nossa cidade nao precisa de vc.Amaporá te espera de buraco aberto!!!!!

Anônimo disse...

pelo amor de Deus,vamos urgentemente parar de falar de quem já foi.Esse burakava da vida já era,só nao ve quem tá com os olhos fechados,ou é cego.Vamos dar um basta nisso,ele ainda quer ser candidato pois nao aprendeu com a última derrota.

Lulu disse...

E triste, as pessoas não entende tdos tem culpa no cartório.
Vamos ser justo, porque uma pessoa somente o japa para crucificar. Existem um alto escalão para ser analisado.
E o nosso deputado, tem os olhos bem abertos, e o rendimento tem deixado mto a desejar pelo tempo que utiliza do seu mandato.