sábado, 22 de maio de 2010

Quatro queijos?

Dois textos de hoje no nosso tradicional Diário do Noroeste. Do jornalista Adão Ribeiro falando sobre nosssa FAFIPA; do Giancarlo Franquini, falando do sistema viário da cidade. Nos dois duas ideias de que as mudanças em Paranavaí são para permanecer tudo como está.
Vejamos:

Sobre a FAFIPA, o diretor comenta sobre um Conselho, que sequer define quem é o Diretor da Faculdade, e de que há um ato do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falando sobre a criação de grupo de estudos para a Universidade Estadual do Paraná(UEPR). Esse ato é uma obra de ficção, posto que o Governador, na 6a.feira anterior,  em Apucarana, baixou um ato criando a Universidade do Vale do Ivaí, na FACEA, a FAFIPA de lá. No ato do secretário a FACEA faria parte da UEPR. Durma-se com um barulho desses!
O texto acende e intensifica a discussão da evolução da FAFIPA como um campus da UEM.
Em São Paulo existe a UNESP, como modelo a ser seguido e que tem alavancado o desenvolvimento. Lá, as faculdades isoladas foram transformadas em campi da UNESP, funcionando em Assis, Marilia e outras cidades. Aqui no Paraná, a UEM já está em Umuarama, Cianorte, Cidade Gaucha. 

E tema mais:
Sobre urbanismo, o engenheiro responsável pela atualização do sistema viário da cidade, informa que existem 3 opções de modificações e que serão debatidas com a população quando junho chegar.
Um " samba do crioulo doido", pois o assunto deveria ter um estudo técnico, de profissional de engenharia de trânsito, e a partir daí começar as campanhas de informações e esclarecimentos, preparando as mudanças e adotando-as para a melhoria do nosso tráfego, da segurança dos pedestres.
Fala mais sobre recursos para a sinalização e de que as mudanças devem ocorrer no fim do ano. No fim do ano, com trafégo mais intenso?

A Prefeitura divulga a construção de uma casa de semiliberdade no pátio do que seria o espaço de estacionamento do Centro de Convenções, em construção,  na av.Deputado Heitor Furtado. Erra da admistração passada, com ou sem a autorização da Câmara, mas que ainda pode ser corrigido pela atual administração.
Não faz nenhum sentido comprometer essa obra com a construção de outra obra social também importante, e que por isso deveria possuir uma outra área, com caracerística mais apropriada para servir ao trabalho de ressocialização.

Outra pérola de planejamento da administração passada foi a destinação de terreno para o Instituto Médico Legal, em terreno entre uma empresa líder de exportação da cidade e o Pronto Atendimento. A expansão do Pronto Atendimento fica comprometida, bem como sua eventual transformação em Mini-Hospital. Esse erro talvez seja tarde para ser reparado, pois 50% das obras do IML estão executadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sai prefeito entra prefeito e nada de planejamento de longo prazo. que lastima
já a fafipa quer continuar mergulhada na pequenice.

Anônimo disse...

Quem lembra da criação da famigerada UNESPAR,em 2001, no final de governo do Jaime Lerner, a direção da fafipa da época acreditou no conto do bilhete premiado coisa de "esperto",e acabou com a fafipa e sua História, entregaram todo o patimonio a troco de nada.A Universidade Estadual do Paraná, diga-se de passagem que tem orçamento tem campus em varias regiões do Estado, incluindo Paranavaí, sua reitoria quando fundada era em Jacarezinho,que hoje é UENP, na realidade A UNESPAR ou UEPR é uma universidade que tem professores, funcionários, mas curiosamente não tem alunos e nem reitoria, portanto não pode da certificado de conclusão de cursos por não ser reconhecida pelo MEC, entendeu nen eu. Só no Paraná que isso acontece.E ainda vimos pessoas que apoiam este tipo de universidade, que reponsabilidade ou irresponsabilidade. Pessutão, socorro , faça com Paranavaí o que voce fez com Ivaiporã, traga o campus da UEM, nos ajude a desenvolver a nossa região, se voce que ajudar o noroeste atenda o nosso pedido.