terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Paranavaí. Nem 57 nem 58 anos...

A cidade de Paranavaí comemora, por imposição de lei municipal, como data de aniversário o dia 14 de dezembro.

Trata-se de uma data imposta, pois na verdade a fundação de Paranavaí remonta ao ano de 1941. Vejamos texto a respeito.

"O município de Paranavaí comemora nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o seu 57º aniversário. A data é comemorada a partir da instalação e posse do primeiro prefeito, o médico José Vaz de Carvalho, em 14 de dezembro de 1952. A eleição ocorreu um mês antes, em 09 de novembro, com a vitória de José Vaz sobre
Herculano Rubim Toledo, que disputaram os votos de 4.309 eleitores. No entanto, as datas marcantes sobre o surgimento de Paranavaí são outras.
Na verdade, o município de Paranavaí começou a surgir oficialmente bem antes, sendo desmembrado sucessivamente de Tibagi, Londrina, Rolândia, Apucarana e, por último, Mandaguari.
Pela Lei nº 02 de 11 de outubro de 1947, as terras da região então denominadas como Fazenda Brasileira foram transformadas em Distrito de Mandaguari e batizadas com um novo nome, formado pelos topônimos dos rios Paraná, Paranapanema e Ivaí e com efeitos mais positivos em relação aos acontecimentos pioneiros
que marcaram profundamente a história da conquista e do desbravamento.
As terras da região foram desmembradas da Gleba Tibagi, com a denominação de Gleba Pirapó. Em 20 de março de 1925 a empresa Braviaco (Brasil Viação Aérea e Colonização) e a Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio lavraram uma escritura pública para a posse das Glebas Pirapó e Cantu e iniciando no ano seguinte a construção de uma estrada na região, desde o Porto São José. Os colonizadores referiam-se à região como Fazendinha.
Em 13 de abril de 1929 por iniciativa do deputado Edmundo Alberto Mercer, foi criado o Distrito Judiciário de Montoya, pela Lei 2.665/1929 (o livro de registros encontra-se no Cartório do Registro Civil de Paranavaí), cujo primeiro escrivão foi Alpiniano Nascimento Ramos que assumiu em 19 de fevereiro de 1930.
Com a população dizimada pelas doenças e falta de assistência, a região ficou abandonada e o Governo retomou as terras das companhias colonizadoras pelo Decreto 800 de 08/04/1931.
Somente 10 anos depois, em 1941, o Governo voltou a olhar para as terras da região.
Pensando em acelerar a colonização, determinou a demarcação das terras e execução de um projeto de loteamento, em 26 de junho de 1941. Os trabalhos começaram efetivamente em 14 de julho de 1941, que seria a verdadeira data de início da cidade de Paranavaí, há 68 anos, com a instalação do marco zero na confluência das Avenidas Paraná, Getúlio Vargas e Marechal Cândido Rondon, sob o comando do engenheiro Alexandre Beltrão. A Avenida Paraná foi a primeira via demarcada na cidade.
Embora a data de aniversário seja comemorada com base na instalação e posse do primeiro prefeito, na verdade a criação do município se deu um ano antes: em 14 de novembro de 1951, através da Lei 790, com o desmembramento do território do município de Mandaguari, há 58 anos.
Desde a extração de madeira até à industrialização, a economia do município de Paranavaí evoluiu para a pecuária (criação de gado de corte e leite), café (que enfrentou asgrandes geadas de 1955 e 1975 mas que ainda hoje resiste), algodão, mandioca (que teve grande expansão a partir de 1950), fruticultura (especialmente a laranja). (Texto: Saul Bogoni, no jornal Diário do Noroeste de 13/12/2009)
No belíssimo relato do jornalista e professor Saul Bogoni, fica claro que é preciso rever a data de aniversário de Paranavaí, estabelecendo a data de 14 de julho como a data de aniversário da fundação de Paranavaí.
Além de importante resgate histórico, de quebra a data permitira adequado trabalho de debate nas escolas, pois estará no meio do ano letivo e o feriado será efetivo. Hoje em dia, a data passa rigorosamente em branco, sem celebração, com as atividades comerciais voltadas para as vendas de Natal.

8 comentários:

CALYTON AGUIAR disse...

Esse é o Walmir que eu conheço. Estou dentro para uma campanha para corrigir a história local. Fazer jus aos que colonizaram a cidade depois da saida ou expulsão dos índígenas os primeiros habitantes daqui.

EDUARDO PESSOA -CALOURO DE GEOGRAFIA disse...

É tÃO VERDADE QUE PARANAVAI NAO SURGIO HÁ 57 ANOS QUE O NOSSO VERMELINHO O ACP (ATLÉTICO CLUBE PARANAVAÍ) FOI FUNDADO EM 1946 COM ESSE NOME - ISTO É, O ACP TEM 66 ANOS!!!!
CORRIGIR A DATA JÁ! VAMOS COMEMORAR EM 14 DE JULHO. OS VEREADORES PODEM FAZER A LEI NOVA.

PEDRO P.OLIVEIRA disse...

walmir a Câmara com certeza fai transferir o feriado municipal para 14 de julho. Melhor para todos. Estive vendo no google, as datas de cidades progressistas como São Paulo, Maringá....foi fundada como distrito de Mandaguari em 10 de maio de 1947 e é nessa data que se comemora o aniversário - é uma cidade mais nova que paranavai que foi fundada em 1941, conforme o Prof.Saul

Mauro C.Santos - centro disse...

SÃO PAULO É DE 25 DE JANEIRO DE 1554, DATA DA 1A. MISSA. ESSE O ANIVERSÁRIO DA CIDADE.
ESTOU DE ACORDO COM A MUDANÇA DE PARANAVAÍ PARA UMA DATA MAIS VERDADEIRA DE FUNDAÇAO DA CIDADE

TELMO RABELO disse...

....é isso mesmo. Data de aniversário da cidade é data do primeiro registro e não a data de instalação.......veja Umuarama
A fundação de Umuarama está intimamente ligada à inauguração dos primeiros escritórios da Companhia Melhoramento Norte do Paraná. No exato lugar onde funcionava o escritório dessa Cia, em 26 de junho de 1955 foi instalada a Prefeitura da recém fundada cidade de Umuarama, cujo texto diz:

“Aos vinte e seis dias do mês de junho de um mil novecentos e cinqüenta e cinco, A Companhia Melhoramento Norte do Paraná, representada por seus diretores e chefes de serviço, declara inaugurada a cidade de Umuarama, situada no Núcleo Cruzeiro, quilômetro 522, da linha ferroviária que de Ourinhos demanda Guaíra, município de Cruzeiro do Oeste e Comarca de Peabiru. Umuarama, 26 de junho de 1955” . Ainda na mesma ocasião foi assinada a Ata de Fundação do Aeroporto de Umuarama.

Porém, a criação do município de Umuarama só veio a acontecer no dia 25 de julho de 1960, por força da Lei número 4245, desmembrando-a definitivamente de Cruzeiro do Oeste, passando a ser Comarca em 1963.
O aniversário de Umuarama é comemorado em 26 de junho de 55 e não outra data posterior.

Old Rubens disse...

VAMOS ARRUMAR O QUE FAZER... VAMOS PARAR DE FICAR CONVERSANDO NA CERCA DO VIZINHO...

AJEITA A CIDADE, DEIXA ELA SEM BURACOS NO ASFALTO, COM A INFRA ESTRUTURA NOS CASCOS, SEGURANÇA CONDIZENTE COM OS APELOS DA POPULAÇÃO E A CERTEZA DE MAIS EMPREGOS E EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE PARA ESSES NOSSOS JOVENS QUE ESTÃO VINDO AÍ, AVÍIDOS POR UM FUTURO PROMISSOR.

SE O PROBLEMA É MEXER COM O QUE ESTA QUIETO, ENCAMINHEM PARA ISTO E DAÍ,PODEM COLOCAR A DATA ATÉ DO DIA DE FINADOS.

OBS: " TENHO UM PRIMO QUE NASCEU EM JANEIRO DE 61 E FOI REGISTRADO COMO NASCIDO EM JUNHO DE 1961... ELE CONTINUA SENDO O MESMO "CABRA SAFADO", SEM RECALCES OU TRAUMAS PELO ATO FALHO, E COM A MESMA FAMILIA MARAVILHOSA À TOCAR A VIDA.

"Isto é coisa de quem fica puxando o rabo do cachorro até levar uma mordida".

Old Rubens.

LULU disse...

Sendo imposição de lei municipal. As pessoas os adotou, mesmo que a realidade do aniversário seja outra data a de 14 de julho como a data de aniversário da fundação de Paranavaí.
Mas infelizmente, passou-se o tempo para corrigir o erro, agora a cidade precisa aprender com os erros e pensar em desenvolvimento para cidade com qualidade de vida. Sobre isso que deveria ser o pensamento dos politicos da cidades.

GUGU disse...

Justamente Lulu imposiçao de lei municipal a qual pode ser mudada não dependendo de outras esferas de governo, corrigindo distorção histórica.
Vamos comemorar na data certa, 14 de jullho, e todos saberão que a cidade começou a 68 anos e não a 57!
Corrigir o que pode ser corrigido, como essa questão da data de aniversário! Não custa nada, pois nada é comemorado em 14 de dezembro, além de não retratar o início verdadeiro da cidade