Caríssimas, caríssimos leitores-ouvintes-telespectadores, o jornalista Fernando de Barros e Silva escreve este texto com o título acima, na Folha de S.Paulo desta segunda-feira, dia 01/junho, pág.2. Veja a máquina de propaganda montada nos veículos de comunicação do interior do Brasil. (Talvez por razões óbvias o jornalista não escreve também sobre a relação dos grandes veículos com o governo)
"São Paulo - O jornalista Fernando Rodrigues deu uma grande contribuição ao conhecimento da máquina de propaganda do lulismo. A reportagem que publicou ontem na Folha mostra como, na atual gestão, o Planalto adotou uma política radical e sistemática de pulverização da verba publicitária destinada a promover o governo.
Em 2003, a Presidência anunciava em 499 veículos; em 2009, foram 2.597 os contemplados -um aumento de 961%. Discriminada por tipo de mídia, essa explosão capilarizada da propaganda oficial irrigou primeiro as rádios (270 em 2003, 2.597 em 2008), depois os jornais (de 179 para 1.273) e a seguir o que é catalogado como "outras mídias", entre elas a internet, com 1.046 beneficiadas em 2008.
O que isso quer dizer? A língua oficial chama de regionalização da publicidade estatal e a vende como sinal de "democratização". Na prática, significa que o governo promove um arrastão e vai comprando a mídia de segundo e terceiro escalões como nunca antes neste país.
Exagero? Eis o que diz Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do governo e membro da Frente Parlamentar de Mídia Regional: "Cerca de 50% das rádios e dos jornais do interior pertencem ao comunicador. O dono faz o jornal ou o programa de rádio. Se recebe dinheiro, passa a ter mais simpatia e faz uma comunicação mais adequada ao governo. Há uma reciprocidade". Enquanto, na superfície, Lula trata de fazer a sua guerra retórica contra a "imprensa burguesa", que lhe dá azia, no subsolo do poder a engrenagem montada pelo ministro Franklin Martins se encarrega de alimentar a rede chapa-branca na base de verbas publicitárias. É o Bolsa-Mídia do governo Lula.
Essa mídia de cabresto que se consolidou no segundo mandato ajuda a entender e a difundir a popularidade do presidente. E talvez explique, no novo mundo virtual, o governismo subalterno de certos blogs que o lulismo pariu por aí."
17 comentários:
É Valmir, a farra do dinheiro público que o PT não admite é realmente grande.
Mas não podemos negar que eles tem competência para fazer mídia!
BOLSA MÍDIA....KKKKKKKKKKKK,essa tm muito dono de rádio,jornal,tv que vai adorar receber,ou melhor vem recebendo e nao bolsa,mas uma pacotáo de dinheiro....KKKKKKKKKK
SERA QUE O BARBUDO VAI GOSTAR?.
qUALQUER SEMELHANÇA COM AS RADIO DE PARANAVAÍ é pura coincidencia,pois aqui,o dono é também jornalista,reporter,comunicador,técnico,segurança,discotecário,zelador e eoutros,mas...uma coisa nao esquece falar bem de quem paga e falar mal de quem nao paga.Tenho dito!
O Lula tem seguidor em Paranavaí...o Prefeito Rogério,pois convidou um vereador para ser secretário(Shirof),com isso entra na vaga o suplente Morramed,que tem um programa na rádio chamado CANAL ABERTO AO PREFEITO,pois só fala bem do mesmo.Entao nao se vai muito longe para imitar o Lula.Por outro lado tem rádios que nao tem o mesmo apoio e nao sao CHAPA BRANCA pois falam mal do Prefeito,porque ele nao paga....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
VEJA SE ME ESQUECE CARA!
O BARBUDO TA COM SAUDADE DO BURAKAWA DAQUELE PROGRAMA DE SABADO DO CONVERSINHA COM APRESENTAÇAO DO GRANDE ANCORA RILDO VIEIRA| A QUANTA SAUDADE O TEMPO BOM PRO BARBUDO VOLTA BURAKAWAQ VOLTA.
tem rádios e rádios, as do Waldecir, por exemplo são radios que nao aceitam qualquer tipo de financiamento. Elas falam sem nenhum interesse o que é serto e o que é erado.
Vece tem razao Helio Ribeiro, o valderci fala o que é SERTO e nao o que é CERTO. Da mesma maneira que ele fala ERADO e nao ERRADO. Diria que o valderci fala certo que nem vc escreve, rssss
Ta ( serto) mano,os outros estão ( erado)
serto foi foda.
o problema é que nao existe JORNALISTA em radio aqui na cidade.
Província!
JORNALISTA É PRÁ TRABAIA EM JORNAL,PRÁ TRABAIA NAS RADIAS TEM QUE SER RADIALISTA......KKKKKKKK
Sr.Vslmir,esse cara anonimo das 18:09 tá por fora,pois pelo que sei o sr.nao é jornalista,mas é um excelente comentarista e articulista,ou melhor SABE TUDO.Entao pergunto,diploma serve prá que?Prá limpar a b----?
anonimo das 10hs19, existem alguns casos que concordo com vc que o diploma serve paralimpar a bunda, mas no caso ds radios de paranavai, seria interessante se tivesse pelo menos um jornalista responsavel por emissora, pois assim o negocio seria mais certo. Nao que o diploma faça o profissional, mas o profissional sem diploma nao tem uma noçao tecnica de como deve ser tratada a noticia. Infelizmente nao estamos mais na epoca do gravador de juruna do nosso lendavel raimundo lago, portanto profissionalismo nas radios de paranavai nao faria mal a ninguem.
infelizmente em terra de cego quem tem um olho é caolho, por isso os comentarios do walmir sao tao elogiados. Nao é a falta de diploma e nem comentarios tao bons assim, infelizmente e a qualidade dos que fazem raiojornalismo e de quem faz os cmentarios. Por isso qualquer um que chegar e fizer uns comentarios menos mal que os outros vira Rei. Mas eu ainda acho que se cada radio tivesse pelo menos um jornalista como responsavel, os programas teria um nivel mehlor do que é apresentado hoje. Infelizmente neste caso o diploma nao serve para limpar a b.... como disse o colega que fez o comentario anterior.
LULA CRIE POR FAVOR E URGENTE,O BOLSA CARTEIRA DE MOTORISTA,POIS ASSIM OS TEUS FERRENHOS ELEITORES NAO PRECISAM MAIS FAZER CURSOS,RECICLAGENS E ETC...E TAL PARA SE TORNAREM APTOS A DIRIGIR POR AÍ.DE UMA MAOZINHA AOS TEUS AMIGOS,POIS O AUXILIO CARTEIRA VAI NOS DEIXAR BEM AMPARADOS.OBRIGADO!
Postar um comentário