As cidades sustentáveis, humanizadas, ofertam às pessoas essa forma de ir e vir. Saudável, livre de poluição, democrática.
Para planejadores municipais interessados em fazer de suas cidades, cidades melhores, sugestão de como devem ser a esperadas ciclovias:
A CICLOVIA IDEAL
Algumas indicações para a segurança de ciclistas e pedestres
Algumas indicações para a segurança de ciclistas e pedestres
Segregação
Em vias com grande tráfego e/ou com limites de velocidade acima de 50 km/h, deve haver barreiras entre a pista de bicicletas e a do demais veículos
Em vias com grande tráfego e/ou com limites de velocidade acima de 50 km/h, deve haver barreiras entre a pista de bicicletas e a do demais veículos
Caminho livre
Com ou sem segregação, é preciso restringir a interferência de outros veículos com sinalização e semáforos. Apesar de algumas vias comportarem pedestres e bicicletas, o compartilhamento não é recomendado
Com ou sem segregação, é preciso restringir a interferência de outros veículos com sinalização e semáforos. Apesar de algumas vias comportarem pedestres e bicicletas, o compartilhamento não é recomendado
Sinalização
Placas e pinturas bem conservadas são essenciais para organizar o fluxo e alertar sobre obstáculos, como postes
Placas e pinturas bem conservadas são essenciais para organizar o fluxo e alertar sobre obstáculos, como postes
Interligação
Local deve atender às demandas de deslocamento dos usuários e estar integrado a outras ciclovias
Local deve atender às demandas de deslocamento dos usuários e estar integrado a outras ciclovias
Superfície
Melhor que seja lisa e em vias sem grande declividade
Melhor que seja lisa e em vias sem grande declividade
Fiscalização
O controle das infrações ajuda a evitar acidentes.
O controle das infrações ajuda a evitar acidentes.
Fonte Folha de S.Paulo online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário