domingo, 12 de dezembro de 2010

Conselho Tutelar: ESCOLHA DEMOCRÁTICA?

Em Paranavaí há um Conselho Tutelar, 5 vagas, mandato de 3 anos com direito a uma reeleição.
Remunerado.
Cada Conselheiro ganha mais de R$ 1.500,00 por mês + 13% salário. 
Mais de 10 candidatos se apresentaram para essas vagas, na eleição havida em 09/dez. O candidato mais votado pouco mais de 100 votos. Vários questionamentos a respeito na TRIBUNA LIVRE do Blog http://www.joaquimdepaula.com.br/, que recebe número supreendente de comentários.
Se soubessem que era remunerado com certeza mais de 1.000 candidatos!

O que se discute no entanto, é se a escolha é democrática. Na maior parte das cidades evoluídas, a eleição é pelo voto facultativo de cada eleitor inscrito na justiça eleitoral. Aqui, se limita a votos de entidades e instituições públicas conforme estabelece o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Cabe aos Vereadores, por Lei, mudar para que a eleição possa ser feita por toda a comunidade. Homens e mulheres, pais, professores.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo plenamente!!!
se os servicos prestados pelo conselho tutelar é para o bem da comunidade , entáo a comunidade também tem que ter o direito de votar .
eu como máe tenho que ter o direito de de escolher as autoridades que váo proteger e fazer valer o direito dos meus filhos e das crianças e adolescentes da minha comunidade.
certo??