As primeiras horas, os primeiros dias do Novo Ano de 2010 estão sendo desfrutados com um merecido ócio pela maior parte da nossa população. É hora de estarmos planejando nossas metas pessoais, profissionais e coletivas.
Ouvindo as pessoas, percebe-se que a maioria de nós não sabe exatamente como fazer para atingir seus objetivos, mas sabe apontar as expectativas do todo, de todos, com alguma facilidade.
Os principais temas de 2010, que encerra a primeira década do século XXI são praticamente os mesmos de 2009. Vejamos:
1. Saúde pública. Melhorado o atendimento básico, reduzir a espera por exames e cirurgias de alta complexidade. Dar um choque no combate à dengue - nos últimos anos um crescimento cada vez mais preocupante;
2. Meio ambiente. Consolidar a coleta seletiva de lixo. Continuar a cuidar do corte de gramas em praças e canteiros como ocorreu em 2009. Reposição maciça de arborização na cidade, principalmente no centro. Incentivar o uso de bicicletas para o deslocamento das pessoas, especialmente em direção ao centro;
3. Urbanismo. Solucionado o comércio irregular que existia sobre as calçadas do centro, implantar a infra-estrutura do espaço concedido àqueles que exploravam esse comércio. Promover as mudanças necessárias no centro da cidade, com a implantação de projeto ousado de novo calçamento e serviços. Exigir dos proprietários calçadas retas, sem barreiras, sem buracos, sinalizadas. Que o acesso de pessoas com necessidades especiais seja com rampas no interior dos imóveis e não na calçada (hoje proliferam as rampas deformando as calçadas);
4. Infra-estrutura. Investimentos em galerias de águas pluviais e suas manutenções, para reduzir os transtornos das chuvas que continuarão a cair em 2010. Mais recapeamento asfáltico, mais asfalto novo;
5. Desenvolvimento econômico. Continuar o trabalho de apoio e atração de novas empresas realizado em 2009;
6. Definir o futuro da FAFIPA. Continuar como campus da UNESPAR - situação atual -, ou como campus da UEM;
7. Eleger um deputado federal;
8. Eleger dois deputados estaduais;
9. Educação, assistência social, cultura e esporte. Áreas que apresentaram constante evolução em 2009. Continuar avançando
10. Agricultura, segurança. Áreas em que o Governo Estadual é aparelhado para atuar.
E você, o que espera? OPINE!
15 comentários:
Demora se muito para se obter alguns atributos, portanto dependendo do que vier LUCRO.
E QUE OS FUNCIONARIOS PUBLICOS SEJEM MAIS RESPEITADOS PELOS MUNICIPES
ACHO QUE 2009 FOI MUITO BOM. COM UM PREFEITO SÉRIO, BEM INTENCIONADO E QUE VAI MELHORAR A CIDADE NESTE SEU SEGUNDO ANO DE MANDATO.
COMPARANDO COM OS 4 ANOS ANTERIORES - EM APENAS UM ESTE FEZ BEM MAIS E MUITO MENOS CONFUSÃO
acho que precisa haver incentivo para uso do transporte coletivo. preço menor para desisitimular uso de moto
ESTE É O VALMIR QUE EU CONHEÇO...ALMEJANDO ATÉ O IMPOSSÍVEL PARA 2010,QUEM SABE TALVEZ PARA 2110...AÍ SIM,OU MELHOR...AGORA VAI.
Que o Rogério continue assim. Fazendo um pouco de cada coisa e no final os maiores problemas estarão solucionados.
Muitas obras que o antigo prometeu o Rogerio tá fazendo - porisso estou muito esperançoso. Ele é honesto.
Quero ver a cidade com parquímetros ou o zona laranja terceirizada. Funcionário publico nao trabalha com garoa, muito menos com chuva. E a cidade fica um caos
E o antigo heim?? Visitando obras que o Rogério tá fazendo!!!!QUE VERGONHA.
E qual o papel dos vereadores, que estão de férias até 12/fev????
virá...sim...com certeza:decepçoes,desanimo,saudades,desespero,medo,pavor,chiliques,e outros bichos mais,,,esperar o que?de quem? pode parar...coisa boa,com certeza nao virá,pois ninguém muda a mentalidade deste povo...
que os funcionarios publicos realmente trabalhe e assim respeitem os municipes.
Sem a devida e correta regulamentação, aplicada e sancionada de acordo com as necessidades visíveis, o trafego nas áreas centrais de Paranavaí se transformará no caos, com tendências à piora.
Seja o que for... Automóveis, caminhões de cargas e descargas ou motocicletas, que usarem os estacionamentos para depósitos de SEUS meios transportes, em detrimento das vagas à disposição dos que as utilizam para circular e opcionar suas compras pelo centro comercial, não é correto, quiçá justo. (é um tiro no pé)
Não se tem vagas suficientes para que proprietários e funcionários de comércios usem, constantemente durante o horário comercial, em contra censos a aqueles que vem gastar e circular pelo nosso comercio, incluso os munícipes de outras cidades.
DESINFETAR AS NOSSAS FERIDAS QUE ESTÃO INFECCIONADAS, DOI, INCOMODA, MAS FAZ-SE NECESSÁRIO.
FICAR REVOLTOSOS E CRITICAR AS MEDIDAS QUE POR SI SÓ JÁ SÃO POLEMICAS, É NATURAL E DIREITO DOS MUNICIPES (e cornetas de plantão), SÓ TEMOS QUE APELAR PARA O BOM SENSO E ATENTAR QUE FICAR VOFICERANDO AOS QUATROS CANTOS SÓ OS EFEITOS NEGATIVOS É NO MINIMO, FICAR "LEVANTANDO RABO DE BEZERRO COM DESINTERIA".
O assunto precisa e tende serem discutidos, pela população, gestores e pelos legisladores como um todo, uns prós, outros contras, como dita a boa democracia.
O único que deve ficar ao largo e não ser provocado é o judiciário, pois caso o for, é sinal que o consenso ou o bom senso foi-se, e precisa ser mediado.
O QUE HOJE TENDE A PESAR NO BOLSO, BREVEMENTE OU AMANHÃ, SERÁ O PALIATIVO OU A VALVULA DE ESCAPE QUE AMENIZARÁ UM TRAÇADO DE RUAS, CAÓTICO, MAL ELABORADO DESDE A SUA CRIAÇÃO, FEITO POR SINAL COM BOA VONTADE, SUOR E SANGUE DOS PIONEIROS E DESBRAVADORES QUE COMEÇAM A NOSSA OUTRORA FAZENDA VELHA BRASILEIRA.
MAS COM TODAS ESTAS MAZELAS, E GRAÇAS AO BOM DEUS, O TRANSITO CENTRAL DE PARANAVAI, PODE E IRÁ USUFLUIR DO PROGRESSO INCONTESTE, DO AUMENTO DE VEICULOS, GRAÇAS AO MELHOR PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO EM GERAL (vide estatísticas sociais e econômicas).
CELEUMAS ESTÃO E SERÃO CRIADAS, MAS UMA COISA É CERTA, DO JEITO QUE ESTA A ENGRENAGEM VAI TRAVAR E EMPERRAR.
TENHO QUASE CINCO DECADAS, BROTADAS AQUI EM PARANAVAI, NASCI, CRESCI E CONVIVI COM BOAS, MÁS, POLÊMICAS E MORNAS ATITUDES, INTENÇÕES E CONCRETIZAÇÕES, TODAS DITAS E REALIZADAS SEMPRE EM PROL DE PARANAVAI.
"SE O GESTOR DO EXECUTIVO EM EXERCIO NÃO O FIZER, OUTRO COM CERTEZA TERA A OBRIGAÇÃO DE FAZER, TALVEZ GOELA ABAIXO "Duela e quiem duela" (relembrando o daquilo roxo).
DO JEITO QUE ESTÁ, ESQUEÇAM... NÃO PODE E NÃO VAI FICAR, VAI EMPERRAR O TRANSITO CENTRAL COM OS SEUS ESTACIONAMENTOS MAL DIRECIONADOS.
... O COMO VAI SER FEITO, É QUE NORTEARÁ O CERTO OU O DESACERTADO.
... SE QUEM SABE FAZ A HORA E NÃO ESPERA ACONTECER, QUEM SABE O POVO, CONJUNTAMENTE COM OS SEUS PODERES ELEITOS E REPRESENTADOS, NÃO TOME PARA SI A RESPONSABILIDADE DE COMEÇAR A MUDAR NOSSA CIDADE, EM CONJUNTO, TALVEZ COMEÇANDO POR ONDE MAIS NOS INCOMODA... O BOLSO E OU O EGO.
"VAMOS EM CONJUNTO... ACHAR A SOLUÇÃO ADEQUADA. ESQUEÇAM, SE OS MERITOS OU "ANTÔNIMO DA PALAVRA", VÃO SER DO PREFEITO "JOSÉ", DO VEREADOR "MANÉ", DO PRESIDENTE DO COMERCIO "JOAQUIM" OU DO PRESIDENTE DO BAIRRO "BENJAMIM". ELES REPRESENTAM A TODOS INCLUSIVE A "MIM".
"A SOCIEDADE CRESCE E AMADURECE, QUANDO CONSEGUE DECIDIR E OU INFLUIR SOBRE SEUS ERROS E ACERTOS."
Old Rubens.
JÁ DEU O QUE DIZER… A METAMORFOSE DOS “AMBULANTES”.
PRECISO TER… A DOS "ESTAR(S)" DAS MOTOS E CARROS , PARA NÃO SE ESQUECEREM DO QUE EU DISSE ANTES.
A BOA INTENÇÃO É EM PROL, DE QUE O TRANSITO CONTINUE ANDANTE,
MAS PRECISAM VER A CHIADEIRA DOS MOTOQUEIROS, FUNCIONARIOS E COMERCIANTES.
A COISA ENCORPOU, E EU TO COM RECEIO DO QUE DISSE QUE FARIA,... ANTES.
NAS CASA DE LEI … QUEM VAI PARTIR!
NAS CASAS DE LEI… QUEM VAI UNIR!
VÃO APROVAR OU OBSTRUIR!!!!
ELE VAI DAR DOR DE CABEÇA POR MUITAS HORAS…
MAS NÃO VAI SER O ULTIMO DO PACOTÃO…
ESPEREM ENTÃO!
OI. LA! E VEM… É SO O PRIMEIRO, É POLEMICO… MAS APROVEM ESSE TREM!!!
VÊ! VAI TER MAIS..
PROJETOS POLÊMICOS, PARA SACUDIR ESTAS MESMICES, E EXCESSOS DE INDICAÇÕES ASTRAIS.
"Old Rubenzito... (da Jamaica claro!)
PS: oi, pense bem…
se ao invés de carros e motos… o projeto “ESTAR” regulasse o estacionamento de TRENS!
Old Rubens.
FAFIPA como campus da UNESPAR? A UNESPAR foi extinta pelo governador Roberto Requião nos seus primeiros dias de mandato, e nem chegou a ser concretizada como universidade!
A FAFIPA é uma faculdade isolada, assim como outras no Paraná (Ex: FACILCAM, em Campo Mourão. E por ser isolada esta perdendo o "bonde da história". Conta-se nos dedos das mãos o número de professores, que possuem mestrado, e como faculdade isolada, não tem força política e econômica para trazer os cursos mais procurados pelos nossos jovens, que precisam ir para outros centros, como Maringá, Londrina, etc, atras dos cursos oferecidos por universidades públicas estaduais. "Perdemos" jovens até para as universidades públicas estaduais do Oeste e Sudoeste do Paraná, para não citar Curitiba e outros estados.
Os "professores" da FAFIPA em sua grande maioria, fazem dela um "bico", porque já possuem outras atividades profissionais na cidade e região e por isso não se interessam em aprimorar seus conhecimentos, e nem tem a oportunidade que uma universidade oferece a seus profissionais, que se dedicam, em sua grande maioria, exclusivamente a profissão de ensinar.
Repito, estamos perdendo o "bonde da História", e oportunidades também, pois a lei manda que o Ensino Público Superior seja de responsabilidade do Governo Federal, e é uma questão de tempo para as Universidades Estaduais Públicas do Paraná, serem transformadas em Universidades Federais, ainda com mais recursos e oportunidades para todos!
FAFIPA, incorporãção pela UEM já!
Postar um comentário