Em Paranavaí, uma polêmica se estabeleceu hoje, a partir de notícia do Diário do Noroeste, de que o Conseho de Desenvolvimento de Paranavaí, o CODEP, irá discutir os veículos de comunicação e suas posturas nem sempre favoráveis a cidade, no ver de determinados conselheiros.
A notícia está repercutida no Blog do Joaquim de Paula.
Acho que a forma de as instituições se relacionar com os veículos de comunicação deve ser discutida.
Também como autoridades e personalidades se relacionam e utilizam-se de veículos de comunicação.
Paranavaí, proporcionalmente, é uma das cidades com maior número de rádios convencionais (2 AMs, 4 FMs, 1 FM comunitária), além de TV, jornais, revistas, além de comunidades no Orkut e os atuais Blogs. Nas rádios especialmente, um sem número de programas jornalísticos. Natural que se encontre programas para todos os gostos.
É a era do direito de que fala Norberto Bobbio.
Mas nada substitui o nível de politização do cidadão-ouvinte-leitor-espectador-consumidor. Ele escolhe, ele descarta.
Por fim, importante ver e discutir o filme da BBC, proibido no Brasil, com o título de "Muito além do Cidadão KANE", no próprio CODEP. Você encontra ele no youtube.
Ver esse filme que mostra os interesses da rede Globo, é fundamental para orientar os bens intencionados.
12 comentários:
Atenção senhor conselheiros do Codep. Façam uma breve analise e chegarão a conclusão de que o canal de comunicação preferido dos empresários e investidores de potencial é a Rede Globo de Televisão.
Agora atentem para essas manchetes:
Cracolândia no terminal rodoviário...
Mulher joga álcool e ateia fogo a andarilho após discussão....
Avião cai em escola e mata cinco
Briga em festa cigana termina com quatro mortos...
Ladrões invadem mercado e furtam caixa eletrônico...
Asfalto derrete...
Drogas somem de dentro da Delegacia de Policia...
Pergunto: Com apenas essas manchetes veiculadas pela Rede Globo de Televisão para todo o planeta, qual empresário se arriscaria de vir apenas conhecer nossa cidade? Quem está maculando a nossa cidade? A imprensa local que fala e escreve o que todos os munícipes já sabem ou a mídia com poder de tornar os nossos problemas mundialmente conhecidos? E ela esta errada de divulgar a realidade? Não é importante que nossos governos fiquem sabendo da nossa situação?
Os senhores conselheiros miraram suas preocupações para o alvo errado. A imprensa tem a obrigação de informar o que aconteceu e o que vem ocorrendo. Sugiro que em suas reuniões procurem soluções para os nossos problemas de segurança, saúde, educação no transito e etc. Afinal de contas os senhores estão convocados para promoverem o desenvolvimento de Paranavaí e não para amordaçar a nossa imprensa.
Com as soluções dos senhores para os nossos problemas não teremos noticias negativas, a nossa imprensa não ficará criticando ou reclamando e viveremos felizes para sempre.
Em tempo.
Quando promoverem o debate sobre a participação dos veículos de imprensa e a sua importância na comunidade paranavaiense não se esqueçam de convidar o Sr. Otávio Florisval - Diretor Geral da Rede Globo
esses malas reunidos nao fazem anuncio e querem que a imprensa viva de que?
Da um tanque de ropa pra um por um desses pra ve se arruma coisa pra fazer que nao falar abobrinha.
Esse CODEP tem que convidar a REDE GLOBO,pois as notícias ruins de nossa cidade,é a televisao que mostra,o rádio defende a populaçao,coloca no ar o que o povo quer,ve,ouve,enfim...ajuda os que precisam,e a televisáo?Manda esses intelectuais do CODEP irem lá na televisao e falarem prá eles o que querem.Chega de demagogia!
Esse CODEP tá falido a muito tempo.Tem que se preocupar com o desenvolvimento da cidade,trazendo indústrias,comércio forte,dar empregos,etc...e tal,e nao ficar aí se preocupando se a radio tal disse isso,se o jornal tal escreveu isto,e assim por diante.As coisas da cidade se conhecem pelas informaçoes da imprensa,e nao através de um Conselho falido e mal visto,por seus membros sao todos ligados a facçoes políticas.E fim de papo!
CODEP, coisa de quem não tem o que fazer!
Edson Fusco é um mala, mas eu assino embaixo tudo o que ele escreveu. Está corretissimo e de parabens.
O CODEP TEM RAZÃO SIM, VAMOS ACABAR COM ESSE NEGOCIO DE RÁDIO FICAR SÓ CRITICANDO. TEM UM TAL DE LABIB AÍ, QUE PELO AMOR DE DEUS, O HOMEM É RUIM DEMAIS, TEM UMA PIGARRA E SO SABE CRITICAR, MAIS NÃO ENTENDE DE NADA. TEMOS QUE FAZER UMA CAMPANHA PARA EMPRESA NENHUMA FAZER PROPAGANDA NOS RADIOS AÍ, ELES MUDAM DAQUI.
CODEP
Coisa de
desOcupados
Dividindo a cidade
Entre os
Pobres e ricos
"4º PODER... EMPRESA DE FINS LUCRATIVOS, COM VISTAS A UTILIDADE PÚBLICA”.
Qualquer leigo ou com um mínimo de noção em marketing e merchandising, sabe que o empresário vai dar ênfase em sua empresa aos produtos que vendem mais, ou seja, seu carro chefe.
Levando-se em consideração que... a imprensa, seja ela escrita, falada ou televisionada também é uma empresa com seus deveres e obrigações perante aos seus fornecedores, consumidores e colaboradores, também não vai fugir à regra sob a pena de sucumbir às leis que regem o mercado e sua concorrência.
-É inerente ao ser humano, em especial aos brasileiros... Ter curiosidade em saber o quanto anda fatos e atos que interferem diretamente em sua saúde, em sua segurança, em seu bem estar em sua diversão e em seu bolso principalmente.
POR QUE... SALVO EM CASO DE ESCÂNDALOS, NOTICIAS RELACIONADAS À POLITICA, PROMULGAÇÃO DE LEIS E ATOS DO GOVERNO QUE A MÉDIO E LONGO PRAZO INTERFERIRÃO NA VIDA DO CIDADÃO... TEM INTERESSE SECUNDÁRIO.
Atentos ao mercado... A Empresa de comunicação vai focar o que de interesse seus, de quem consome ou investe em si compra ou lhe dá audiência. É cotidiano aliado ao instinto de sobrevivência.
SE O ESTADO É FALHO OU DEIXA A DESEJAR NO QUISITO... BEM ESTAR SOCIAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, LISURA NO TRATO COM A COISA PÚBLICA E PRINCIPALMENTE NO ESQUECIMENTO E NO NÃO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR. O QUE VAI CONTINUAR A CAUSAR INTERESSE NA POPULAÇÃO, INFELISMENTE AINDA SERÃO AS MAZELAS E DESGRAÇAS QUE ASSOLEM OU INCOMODEM PRINCIPALEMTE OS MENOS FAVORECIDIOS.
“O inadmissível hoje em dia, a um órgão de comunicação, seja ele qual for, pela liberdade democrática, conquistada a sangue, suor, borracha das e chutes de coturnos nas costas”... É USAR O SEU ENORME PODER DE MANOBRAR E INFLUENCIAR AS MASSAS EM BENEFICIO PRÓPRIO, ACHACANDO,PRESSIONANDO OU TENDENCIANDO SITUAÇÕES A SEU FAVOR EM BUSCA DE LUCRO ESCUSOS OU COISA QUE O VALHA.
“ISTO SIM... É BRONZEAR O QUARTO PODER SOB UM SOL DE 40º GRAUS EM PLENO MEIO DIA" NEM MORENO... NEM MARROM... ELE VAI FICAR É PRETO... TORRADO."
Prezado Amigo Valmir...
Quando voçe afirmou ..."nada substitui o nível de politização do cidadão-ouvinte-leitor-espectador-consumidor. Ele escolhe, ele descarta."
-ATÉ POUCOS DIAS ATRÁS TINHAMOS NÓS, LEITORES E ASSINANTES DO JORNAL OFICIAL DE PARANAVAÍ, A COLUNA PRIMEIRA LEITURA QUE TORNOU-SE "NENHUMA LEITURA", RETIRADA SOB VÁRIOS PROTESTOS, E SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO AO LEITOR.
EM SEU BLOG E EM OUTRO BLOG MUITO ACESSADO E POLITIZADO DE NOSSA CIDADE, FOI RECLAMADO E MUITO SOBRE O FATO.
"se não me falhe a memória... a referida coluna foi amplamente defendida em ambos os meios de leitura, portanto não foi uma escolha do leitor, muito menos um descarte... do leitor lógico?
FOI CITADO O DOCUMENTÁRIO... MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE!
... O QUE VOÇES DA IMPRENSA E DO CODEP TEM A DIZER????
-QUE TAL JOGAR ESTA PEDRA PARA INICIO DE CONVERSA, NESTE ENXAME DE ABELHAS QUE MUITOS INSISTEM EM CHAMAR DE DEBATE.
Old Rubens...
cade o codep pras coisas que o mauricio aprontou?cade esse povo que é todo amigo dele?Vamos trabaiá gente.
sr.valmir,parabéns pelo novo programa na 93.3 fm,em que o senhor tece comentários,gostei muito e já pode contar comigo como seu ouvinte,pois indo para casa nesse horário(l9 horas)fico sabendo de tudo...Nota 10 a direçao dessa emissora por colocar esse programa no ar,mostrando assim que de fato o noticiário dá muita audiência.
Postar um comentário