sábado, 28 de dezembro de 2013

Prefeito em exercício. Agenda e agenda

O vice-prefeito de Paranavai, prefeito em exercício neste fim/inicio de ano, Rubens Felippe, experiente no mister, tem cumprido agenda que mostra os ossos do oficio.

Se de um lado tem recebido apoio da equipe e de seu partido, o PSDB,  inclusive com a visita do presidente Walmor Trentini e outras lideranças, que prestigiam mais essa passagem a frente do Executivo, teve agenda em empresas que querem concessões municipais para problemas de dificil solução. Nao se furtou, porém, em tomar contato com as necessidades, e tentar conciliar.

Na atual gestão, pode assinar para deposito antecipado credito da folha de pagamento dos quase 2.000 funcionários municipais, decorrente da gestão levada efeito pelo titular Rogério Lorenzetti e equipe.

Chuvas, boas. Ruas ruins.

As chuvas chegaram e estarão entre nós março, fechando o verão.
As chuvas de hoje apontam já vários alagamentos. Transtornos. Danos. Por enquanto.

Cada ano pior. 

Desafio da atual gestão municipal. Encontrou galerias dimensionadas para muito menos ruas impermeabilizadas pelo asfalto e calçadas impermeabilizadas por concreto.Resultado dessa combinação: danos ao asfalto, transtornos, pois em qualquer chuva mais forte, formam se pontos de alagamento. 

Inegável os beneficios do asfalto que chega a grande numero de ruas. Prefeitura porém permite que os proprietários construam calcadas impermeáveis, potencializando a nao absorção das aguas das chuvas.


Fatos & boatos.

Para 2014, o prefeito Rogério Lorenzetti pretende mudar algumas peças da sua equipe que, a rigor, desempenha bem suas atribuições.

No encerramento do ano deu um susto nos servidores com funções gratificadas que turbinam seus salários. Exonerou 95 dessas funções, valendo a partir de 31 de dezembro - ou seja, sem prejuízo na folha do mês de dezembro. Mas deixa a "pulga atras da orelha" nesses. 

Secretários e Secretárias municipais, aguardam confirmação. Estão com as "barbas de molho". As eventuais mudanças mostrarão se terão mais o viés político-eleitoral ou o técnico. Ou ambos.

Feliz Ano Velho, para 95 servidores municipais.

Hoje o diario oficial do município, Diario do Noroeste, traz informação de que dia 20 ultimo, o prefeito Rogério Lorenzetti decretou o fim de função gratificada para 95 servidores municipais. A Prefeitura de Paranavai tem cerca de 2.000 funcionários.

Como o prefeito saiu em ferias antes do Natal, o decreto é de 20/12, e a publicação ocorreu só na 6ª feira ultima, e vale apartir de 31 de dezembro, na pratica esses servidores nao terão redução em seus vencidos. Os referente a dezembro, já pagos antecipadamente.

O Ano-Novo desses servidores sera de preocupação e ansiedade, pois muitos, a maioria ou a totalidade 
voltarão a ter essas funções gratificadas, mas isso só 
terão certeza a partir de 06 de janeiro, dia dos 
Santos Reis, quando o Prefeito reassume suas 
funções.

As informações e considerações foram passadas ao jornalista Adão Ribeiro pelo secretário de governo, Nivaldo Mazzin.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O caso Portuguesa e as mazelas no nosso futebol.

Homenagem neste fim de ano ao amigo, empresário e torcedor da Lusa, Adelino Fernandes, que com sua família e equipe nos brindam com o ótimo Posto e Loja de Conveniência Bandeirantes.

Assim escreve o brilhante jornalista Juca Kfouri hoje, após o "teatral" julgamento do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Dispensável e dispendioso, ademais.

"Cinco besteiras pra fechar o ano

1. Do procurador do STJD, perguntando por que Heverton não foi ao seu primeiro julgamento, “o mais importante da história da Portuguesa”, segundo o gênio.
A resposta é simples: porque o julgamento não tinha a menor importância para a Portuguesa.
Passou a ter depois da trapalhada lusa;
2. Do advogado da Portuguesa, argumentando que o jogo não valia nada, quando deveria ter mostrado que não trouxe nem prejuízo nem benefício para ninguém, porque valer é claro que o jogo valia;
3. Do advogado do Fluminense, revelando que leu um livro quando criança, o Pequeno Príncipe, roubando a exclusividade das misses.
Mas, pelo menos, um livro ele leu;
4. Do relator do caso Lusa, respondendo ao que saiu na imprensa em vez de tratar do caso em si.
Mas esta batalha, apesar da unanimidade obtida no STJD (e toda unanimidade é burra como ensinou o grande tricolor Nelson Rodrigues), a da opinião pública, o tribunal perdeu de goleada;
5. Do Zveiter da vez, argumentando que o STJD é independente da CBF.
Tão independente que é a CBF que lhe paga as contas.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Corrida Presidencial. Dilma, Aécio ou....

Nos estertores de 2013, uma análise sobre possibilidades nas próximas eleições presidenciais em âmbito nacional, passando pelo nosso Estado, em texto de 'expert' em leitura eleitoral, Cesar Maia, ex-Prefeito do Rio de Janeiro.

" A IMPROBABILIDADE DE EDUARDO CAMPOS SE APROXIMAR DE AÉCIO NEVES!
          
1. Os elogios mútuos entre Aécio e Campos fazem parte da teoria de ballotage (eleições majoritárias com segundo turno). Os concorrentes devem focalizar quem acham que vão enfrentar no segundo turno e suavizar com os demais, de forma a contar com esses eleitores no segundo turno.  Mas o problema está quando os votos dos candidatos que disputam a segunda vaga não têm espalhamento. Isso termina cristalizando os votos de cada qual em suas regiões.
          
2. Comecemos pelos Sudeste, que tem 43% dos eleitores. Aécio certamente sairá de Minas Gerais com uma votação que fará lembrar Brizola em 1989 no Rio e Rio Grande do Sul. Em S. Paulo, pela polarização PSDB x PT, não haverá espaço para o crescimento de Eduardo Campos. No Rio há um vetor para o crescimento de Campos, mas esse depende inteiramente de Marina Silva. Se ela tivesse transferido o título para o Rio, seria favorita. E não se vê quem queira sacrificar seu mandato para ser o governador de Campos no Rio.
         
3. O perfil de Marina não sugere que ela vá jogar sua imagem numa candidatura perdedora. Se isso não ocorrer e ela ficar tocando realejo durante as eleições (expressão usada por Brizola para quem não se envolve), a polarização se dará entre Dilma e Aécio. Ela entre os de renda e nível de instrução menores e ele o contrário.
          
4. No Nordeste, onde Campos tem sua base maior, assim mesmo ela só tem concentração significativa em Pernambuco.  É no Nordeste onde Dilma tem os melhores índices lastreados por Lula que, com certeza, estará peregrinando pela região na campanha. Campos vence Dilma em Pernambuco, mas perde para Lula. No Centro-Oeste a presença de Marina dificultará a atratividade de Campos. No Norte, da mesma maneira.
          
5. Finalmente, no Sul, Campos não tem superfície de contato (expressão usada por Getúlio Vargas para candidaturas sem base regional ou setorial). No Paraná a polarização será entre PSDB e PT/PMDB. No Rio Grande do Sul entre PT e PP, que terminará atraindo os eleitores anti-PT para o voto útil.
          
6. E é esse voto útil (trocar de candidato por achar que seu candidato não tem chance) que, nas condições atuais, tende a emagrecer ainda mais a candidatura Campos, com o início da campanha. Ocorrendo isso, Marina preservará a sua imagem e não assumirá o carimbo de perdedora. Com seu staff não faltarão temas para ela fazer esse descolamento explícito.
          
7. Um voto útil em relação a Campos só desaguará parcialmente em Aécio, o que aumenta a necessidade que surjam dois candidatos –um pela esquerda e outro pela direita- para criar um ambiente de segundo turno.
          
8. Segundo o Ibope, Dilma se encontra no patamar de votos (incluindo brancos e nulos) que obtiveram Lula, Lula e ela nas três presidenciais: 43%. Aécio tem 14%. Campos 7%. Campos emagreceu um pouco entre as duas últimas pesquisas do Ibope, num sinal que o impacto Marina se diluiu muito cedo e não surgiu nenhum vetor multiplicador.
          
9. Bem, essa é uma projeção de cenários em base às condições deste final de 2013. Mas num ano de Carnaval retardado para março, de Copa do Mundo, de expectativas que as ruas voltem a ser ocupadas..., construir fatos novos para quem precisa deles não será tarefa fácil."

Ele nasceu! Por voce,por mim.

Celebramos o Natal neste 25 de dezembro.
"Mesmo que Cristo nascesse mil e dez vezes em Belém, de nada te serviria se Ele nao nascesse ao menos uma vez em teu coracao."
Angelus Silesius

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A ineficiência do serviço público

O que a gente vê no Brasil é "burrocracia" e não burocracia, diz o sociólogo Roberto Damatta, neste interessante texto. 

Um exemplo mencionado no texto: o cidadão vira enfermeiro titular de um determinado posto de saúde, ele se sente intocável, porque sabe que dificilmente alguém vai botá-lo na rua. Aí ele falta, não cumpre com os horários e perde o público de vista.

Leia a integra do texto. Click http://tribunadaimprensa.com.br/?p=78511

sábado, 21 de dezembro de 2013

Paranavai. Uma cidade que nasceu bem antes

Paranavaí "celebrou" 61 anos dia 14. O feriado previsto em lei, é jogado para o 1º dia "útil" de janeiro, por acordo comercial para as vendas natalinas.

Pior ainda, 14/12 sequer é o dia de nascimento do município!

O que aconteceu há 61 anos, em 14 de dezembro de 1952, foi apenas a posse do primeiro prefeito e da primeira Camara.

Há 62 anos, foi assinada a lei criando o município de Paranavai e de mais de outros trinta, em 14 de novembro de 1951.

A cidade existe há muito mais tempo. Em 14 de julho de 1941, o traçado original foi definido, e fixado o Marco Zero, onde hoje se encontra o Sicredi.  Nenhuma placa ou outro indicativo no local.

É preciso fixar uma nova data de aniversario da cidade, coerente com a historia e podendo ser celebrado o aniversario, com comemorações próprias dessa data especial. Tarefa da Camara Municipal.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mandela. Rara personalidade de nosso tempo.

Estamos sempre procurando referencias éticas, morais.

Desaparece uma das ultimas personalidades do nosso tempo, que vale a pena ser reverenciado: Nelson Mandela!

Leia neste link: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/12/05/morre-o-nobel-da-paz-nelson-mandela.htm