sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Bolsa material de construção. Beneficio justo.

A Prefeitura de Paranavai, avança no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, atendendo-as na melhoria de suas moradias, por lei cujo projeto acaba de ser encaminhado para a Camara.
Os governos federal e estadual tem apoiado o município com ações e programas, e com esse passo o município amplia os benefícios ofertados.

NOTÍCIAS



Lei beneficiará famílias de baixa renda com bolsa de material de construção




Aumentar Fonte do Texto Diminuir Fonte do Texto
"O prefeito Rogério Lorenzetti encaminhou nesta semana à Câmara Municipal de Paranavaí o projeto de lei que institui o Programa Construsocial no âmbito da Política Municipal de Assistência Social. O programa irá beneficiar famílias em situação de risco e vulnerabilidade social com uma bolsa de material de construção que não ultrapassará R$ 5 mil e que deverá ser utilizada em pequenos reparos, melhorias ou reforma das unidades habitacionais.
Através do beneficio, as famílias de baixa renda poderão melhorar suas moradias, usufruindo de maior conforto e qualidade de vida. O programa irá priorizar o atendimento de famílias que residem em unidades habitacionais próprias, que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, que estejam cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e famílias com pessoa idosa, e/ou com deficiência e crianças. "
A Camara pode e deve aperfeiçoar esse projeto, votar e encaminhar para assinatura e inicio das concessões , cuja porta de entrada serão os CRAS - Centros de Referencia de Assistência Social.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Novos vereadores. Novos quebra-molas

Na sessão de hoje, os novos vereadores vão aprovar 5 redutores de velocidade. Os quebra-molas.

Perguntinha: porque os novos vereadores nao inovam, e pedem sinalização adequada nesses lugares. Placas de cuidado crianças, cuidado pedestres, pintura de faixas de pedestres, placa de velocidade máxima nesses locais????

Prefeito e prefeito

Depois de 10 dias em meio ao super feriadao de carnaval, reassumiu hoje a chefia do poder do executivo, seu titular Rgerio Lorenzetti.
Respondeu aos críticos sobre sua saída em meio a maior epidemia de dengue.  Desnecessário, pois todas as decisões de um agente político sao susceptíveis de criticas. É o papel da oposição, e de setores da imprensa.
Ler as Fabulas de Esopo.

Retorna com seu estilo que o reconduziu a Prefeitura, no mais.

Já o ocupante da chefia do executivo por 10 dias, Mohamad Smaili, Vereador presidente da Camara, mostrou-se uma revelação, fazendo colocações oportunas, inclusive ao dar posse ainda hoje ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, agora presidido pelo advogado Valter Mareli. Sua voz bem empostada e sua atividade de radialista colaboram para se fazer entender.

Paranavai, demonstra ter  um trio satisfatório para estar a frente do Poder Executivo. O atual Prefeito, Rogério Lorenzetti, o vice-prefeito e ex-Prefeito Rubens Felippe, além do edil Mohamad Smaili.

Dengue. Todos unidos.

Os níveis da dengue em Paranavai sao alarmantes. Nenhuma novidade.
Hoje durante a transmissão de cargo do Prefeito Municipal em exercício, Vereador Mohamad Smaili, para o titular, Rogério Lorenzetti,porém,  a presença das principais autoridades da saúde publica municipal mostra um desejo de vencer o inimigo quase invisível e perverso.
O secretario Agamenon de Souza, os diretores Sari Omar e Selma Weber, além do governo estadual, através da Defesa Civil, passam a ideia de harmonia e na direção certa.
Esperemos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

À Camara nova

Os vereadores de Paranavai, empossados em 1º de janeiro, comecaram ontem, 35 dias depois, o primeiro periodo legislativo da atual legislatura, com inicio das sessões ordinárias.
Na casa de leis, o entusiasmo dos novos vereadores e o desejo de fazer diferente, fazer melhor, já que pelo menos 70% deles sao de 1º mandato.

Além de atualizar o regimento tornando mais democrático e atual, personalizar o veiculo publico, como foi feito, os vereadores poderão se tornar protagonistas das decisões da cidade e nao meros homologadores das decisões do poder executivo.
Nessa linha, o vereador Aldrey Azevedo(DEM.) advogado, acaba de pedir informações detalhadas, para analisar projeto do executivo, que trata de gastos novos em obra de infra-estrutura recém realizada.

A Camara pode ganhar ponto junto a opinião publica, abraçando causas de desenvolvimento, como a elevação de categoria de nosso corpo de bombeiros, discussão sobre Fafipa, com e sem reitoria aqui, etc

Pode examinar mudança nos horários de sessões ordinárias, hoje apenas uma por semana, às 2ªs feiras à noite(20h). Esse horario, diga-se de passagem, vem do tempo em que vereador nao possuía salário. Hoje o salário,chamado de subsidio é bem considerável. Próximo a R$ 5.000,00/mês.
Como exemplo, a Camara de Maringá,realiza 2 sessões semanais, às terças e quintas-feiras, às 16h. 
Sugestão da imprensa maringanse, conforme nos 
informa Gilmar Ferreira, da rede de Radios de 
Maringá, é de que o novo horario seja o das 14h, para melhor cobertura da imprensa, já que a noite, a cobertura fica comprometida e a presença de populares e quase nenhuma, a nao ser em eventos especiais.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prorrogação de mandatos. Delírio.

Vereadores, prefeitos e seus auxiliares, assanhados ante a noticia de que o Congresso Nacional poderia prorrogar mandato de prefeitos e vereadores, para 6 anos. Assim, ao invés de enfrentar as urnas em 2016, ganharia mais 2 anos, ficando até 2018.
Alegam os defensores da ideia que a prorrogação seria benéfica. Seria, sem duvida, aos detentores de mandatos beneficiados e seus beneficiários!

No passado, no tempo do arbítrio, já ocorreu tal medida. Depois veio a norma descoincidindo os mandatos, e mantendo eleicoes a cada 2 anos.
Do ponto de vista do equilíbrio democrático essa descoincidencia evita que um mesmo partido ou grupo de partidos tenha o controle  de todos os governos, em função de um momento favorável na economia. Por exemplo, ou o inverso. 

O Congresso brasileiro, cada vez mais desacreditado, nao afundará ainda mais, votando essa ignomia.


.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mototaxi e motofrete. Garantir qualidade nesses serviços.

Novas normas para funcionamento desses serviços  em vigor desde o ultimo dia 1º.
Importante que as motocicletas e motonetas estejam identificadas, os condutores idem, e treinados para bem executar os serviços.

Muitos os profissionais que hoje atuam na atividade, nao tem nenhum preparo. Nao tem mesmo educação, em muitos casos. Desafio para a Ditran, no caso de Paranavaí.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Administração Distrital de Graciosa terá novo titular?

O diario oficial do município de Paranavai de hoje(DN), publica ato de exoneração de Luísa Rozendo, diretora da administracao distrital de Graciosa, a partir desde 31/janeiro.
Sera uma exoneração técnica, com nova nomeação, ou nao?

* Atualizando: 
Apuramos agora que a ex-administradora distrital deixou o cargo para dedicar-se a atividade profissional em uma fecularia da região de Graciosa/dep. José Afonso.
E que a comunidade de Graciosa através do conselho distrital apresentará nos proximos dias novo nome para a função.