sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasileiros vão ao Paraguai para comprar Tamiflu sem receita médica, diz jornal

Do UOL Notícias de hoje

Brasileiros estão cruzando a fronteira para comprar o medicamento Tamiflu nas farmácias de Ciudad del Este, no Paraguai. A informação é da edição desta sexta-feira (31) do jornal paranaense "Gazeta do Povo".
A droga é usada no tratamento de pacientes diagnosticados com gripe suína que apresentam quadro de saúde grave e tem distribuição controlada no Brasil. O protocolo adotado pelo Ministério da Saúde recomenda que somente pacientes com quadro de saúde agravado nas primeiras 48 horas dos sintomas devem tomar o Tamiflu, para evitar resistência do vírus da gripe ao medicamento.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reciclagem de asfalto. Exemplo de Curitiba


Texto e foto acima estão no site www.fabiocampana.com.br . "Considerando os problemas de asfalto que assolam todas as cidades pequenas e médias do Paraná, o Governo Estadual poderia adquirir algumas dessas máquinas por consórcio de prefeituras, solucionado o problema de asfalto no médio prazo", pondera o empresário e político Adelino Fernandes.

Política. Foto revela a gênese da política atual

O engenheiro civil José Augusto Felippe, foi Prefeito de Paranavaí, no período 1993/1996.
O advogado e jornalista Roberto Requião cumpriu sem primeiro mandato de Governador no Período 1991/1994.
Na foto acima, de 1993, da esquerda para a direita, o vice-Prefeito Delcides Pomin, o prefeito de Paraíso do Norte, Edneu Verdério, o Prefeito de Paranavaí, José Augusto Felippe, o empresário Adelino Fernandes, Presidente do PMDB, o vereador Presidente da Câmara, Nivaldo Mazin, o empresário Teruo Kato e o agropecuarista Rogério Lorenzetti.

Mais que 15 anos depois, a exceção de Pomin, já falecido, todos os demais tem atuação ativa na política em âmbito nacional, estadual e local.



Gripe. Governador suspende aulas nas escolas públicas estaduais.

O Governador do Paraná decidiu suspender por uma semana as aulas nas escolas públicas estaduais a partir de hoje.
Em Paranavaí, além das escolas de 2. grau mantidas pelo governo estadual, também a Fafipa suspende as aulas.
Prefeitos devem seguir decisão do Governador.

Medida sem efeito prático. As pessoas continuarão a se aglomerar em bancos, ônibus, postos de saúde, boates, lanchonetes...........

Paranavaí. Prefeitura resgata imagem junto a fornecedores

A Prefeitura de Paranavaí desde 1º de janeiro, com a posse do novo Prefeito, reorganizou seu sistema de pagamento de fornecedores e hoje desfruta de grande conceito de crédito.
Os pagamentos são efetuados organizadamente, pontualmente, por crédito em conta do fornecedor, e os cheques emitidos são todos cruzados a favor do fornecedor e só em conta desse pode ser depositado. É o chamado cruzamento em preto. Parece pouco mas resguarda a Prefeitura de possíveis desvios.

Sala das licitações. Acesso. Transparência.
A sala da diretoria de compras e licitações da Prefeitura foi reformulada, privilegiando o acesso dos fornecedores e dos interessados em conhecer como ocorrem as compras municipais. Sala com divisória de vidro elimina o segredo. "Segredo é a alma do negócio no setor privado e não no setor público, o qual se utiliza do dinheiro do tesouro municipal, da sociedade", observa correto munícipe.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Brasileiros são assim

Por sugestão do atentíssimo Adelino "Faro Fino" Fernandes, fui ao Blog do Edson Lima, que diz: Não sei de quem é o texto (vi no Acidez Mental).

O autor dá um esculacho geral. Não se pode generalizar, mas temos que reconhecer: muitos fazem as barbaridades abaixo, especialmente comprar CD pirata, consciente que é pirata. “Gato” de TV a cabo, existem aos montes em Maringá(e em Paranavaí, também!). Confiram:

Brasileiros são assim
- Falam no celular enquanto dirigem.

- Estacionam nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas de proibição.
- Dirigem após consumirem bebida alcoólica.
- Furam filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
- Subornam ou tentam subornar quando são pegos cometendo infração.
- Pegam atestados médicos sem estar doentes, só para faltar ao trabalho.
- Quando viajam a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pedem nota de 20.
- Fazem gato de luz, de água e de TV a cabo.
- Trocam votos por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
- Trafegam pela direita nos acostamentos num congestionamento.
- Param em filas duplas, triplas, em frente as escolas.
- Violam a lei do silêncio.
- Espalham mesas, churrasqueiras nas calçadas.
- Registram imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, tentando pagar menos impostos.
- Compram recibos para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
- Mentem sobre a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
- Comercializam objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
- Estacionam em vagas exclusivas para deficientes.
- Adulteram o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
- Compram produtos piratas com a plena consciência de que são piratas.
- Substituem o catalizador do carro por um que só tem a casca…
- Diminuem a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
- Emplacam o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
- Frequentam os caça-niqueis e fazem uma fezinha no jogo de bicho.
- Levam das empresas onde trabalham, pequenos objetos como clips, envelopes, canetas, lápis… Como se isso não fosse roubo.
- Comercializam os vales transportes e vale refeição que recebem das empresas onde trabalham.
- Falsificam tudo, tudo mesmo… Só não falsificam aquilo que ainda não foi inventado…
- Quando voltam do exterior, nunca falam a verdade quando o policial pergunta o que trazem na bagagem…
- Quando encontram algum objeto perdido, a maioria não devolve.

*E querem que os políticos sejam honestos…

Paranavaí. Prefeitura aplica mais dinheiro na merenda escolar

Até outubro, a Secretaria Municipal de Educação calcula gastar mais de 500 mil reais na merenda escolar. Destes, cerca de 270 mil reais é contrapartida do município. Hoje, a secretaria é encarregada pela merenda de 7.100 alunos e 28 instituições, entre centros de educação infantil, escolas de meio período e período integral. Além disso, a merenda também é servida para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ponto positivo para a nova administração de Paranavaí. Sensibilidade demonstrada pelo prefeito Rogério Lorenzetti e pela secretária de educação Cida Gonçalves. Muitas prefeituras investem em merenda apenas o que o Governo Federal repassa.

sábado, 25 de julho de 2009

Ministério da Saúde tira R$ 5,5 bilhões da saúde!

Levantamento inédito do MP-Federal, mostra que a União deixou de aplicar na Saúde quase R$ 5,5 bilhões entre 2001 e 2008. Essa quantia seria necessária para o cumprimento da EC 29 que fixa gastos mínimos destinados ao setor.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Nova Londrina. Blog do Cassio incomoda

Em Nova Londrina, alguns personagens da política local deram demonstração de intolerância a uma nova forma de comunicação social - o Blog do Cassio (www.cassionl.blogspot.com).

Essa ferramenta de comunicação tem ainda uma abrangência restrita se comparada as mídias dirigidas às massas.

Mas por que ir a justiça e até restringir o acesso de pessoas ao espaço das sessões da Câmara? A Câmara só existe para representar a população, a cidadania. Ser sua voz.

Não sei se um Blog poder ser considerado mais um veículo de comunicação. Quem lê deve saber sua origem. Porém, todos os escritos no Blog do Cassio em especial, contribuem para reflexão, tão escassos nos veículos cujo papel social é exatamente o de informar para formar consciências críticas.

O Cássio Augusto, ademais, é um acadêmico de história de admirável conduta ética, e por isso um jovem idealista respeitado por todos que com ele convivem na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.

Ypióca 160. Uma bebida rara


A fabrica cearense Ypióca, para celebrar 160 anos, colocou no mercado uma série especial batizada de Ypióca 160. Em embalagem de 700 ml, essa aguardente é feita com malte envelhecido por 6 anos.

Hoje tivemos o privilégio de experimentar, numa seleta roda com especiais amigos que mantenho em sigilo, por óbvio.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Paranavaí. Prefeitura deve substituir terreno doado ao IAP

A nova administração de Paranavaí precisa desatar rapidamente um nó que teria sido deixado pela administração anterior.

Sem se preocupar com a necessária área para estacionamento ou ampliação do Centro de Eventos ou Centro de Convenções, localizado na avenida Dep.Heitor Furtado enfrente o Posto Bandeirantes, a Prefeitura teria doado parte do terreno ao IAP para construir seu escritório.

Observadores acham que a Prefeitura deve reservar aquele espaço para ampliação e principalmente para estacionamento, inclusive com a desapropriação do barracão do antigo Galpão Crioulo também existente no "bico"daquela área.

Aliás, as obras do referido Centro estão em ritmo aceleradas e deve ser utilizado já em outubro para receber uma feira metalmecânica que a Prefeitura está organizando.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Paranavaí. Câmara volta em agosto

A Câmara Municipal de Paranavaí seguindo a tradição da maioria das Câmara e outras casas legislativas está em recesso, isto é, seus vereadores estão em férias. Devem retornar ao batente no próximo dia 03 de agosto.

Enquanto o plenário fica deserto nesse período, nas salas e corredores o tempo é quente. Conflitos aflorando e nas mãos da Mesa Diretora decisões a ser tomadas. As pressões são inevitáveis.

Espera-se que com o retorno das sessões ordinárias, o climax extraordinário desapareça.

APESAR DOS VÍDEO-GRAMPOS, RICHA LIDERA NO PARANÁ!

O prefeito de Curitiba (PR), Beto Richa (PSDB), lidera a pesquisa sobre a disputa pelo governo do Paraná com até 65% dos votos, segundo levantamento feito pelo Ibope, sob encomenda da rádio BandNews, divulgado nesta segunda-feira. Richa vence nos dois cenários apresentados. Quando tem como adversário o senador Osmar Dias (PDT), Richa lidera com 63% das intenções de voto, contra 14% do senador pedetista. O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), aparece com 4% e Vitor Hugo Burko (PV) tem 1%.
Fonte: Ex-Blog do Cesar Maia

*Atualizando
O texto acima teve como base o ex-Blog do Cesar Maia, que divulgou hoje o texto abaixo:
"IBOPE DO PARANÁ: INFORMAÇÃO EQUIVOCADA!
Foi divulgada -e esse Ex-Blog publicou- pesquisa do Ibope para governador do Paraná. Na verdade era só em Curitiba. No Estado todo, a situação é de empate entre o prefeito Beto Richa e o senador Osmar Dias."

Nota do nosso Blog; Isso não muda muito. Na eleição de 2006, o senador Osmar Dias saiu favoritíssimo para 2010. No meio do caminho cresceu o prestígio de Beto Richa, que deve ser o futuro Governador do Paraná, na medida em que mais pessoas conhecerem suas realizações curitibanas.




Paranavaí. Xeroxs de documentos serão controlados

Todas as cópias de documentos administrativos só serão efetuadas na Prefeitura com autorização por requisição dos Secretários, presidentes de fundações ou quem desses receber delegação.

É o que dita a Portaria nº 502/2009 de 15 de julho, assinada pelo Prefeito Rogério Lorenzetti e pelo Controlador Paulo Roberto Brito, publicada na pág 29 do orgão oficial do Município, o Diário do Noroeste, em sua edição desta terça-feira, 21/7/09.

O art. 2º da Portaria diz textualmente: " somente será permitida a reprodução fotográfica de documentos que tenham estrita relação com os serviços realizados pelas secretarias ou fundações."

Teria acontecido algo? Ou é uma precaução? Tarefa difícil a fiscalização dessa norma. Quem não cumprir será responsabilizado, é o que diz a portaria.

domingo, 19 de julho de 2009

Sociedade Rural. Pratinha é o novo Presidente

O agro-industrial José Gilberto Pratinha, vence eleição da Sociedade Rural Noroeste Paranaense(SRNP),de Paranavaí, liderando chapa que obteve próximo de 60% dos votos.

Pratinha rompe uma longa tradição de 36 anos, na qual a SRNP sempre havia eleito alguém cuja principal atividade fosse a pecuária.

Na chapa de Pratinha, entre outros, Ivo Pirin Junior, Pedro Balistieri, Alcindo Franco, José Antonio Volpi da Silva e Marcos Franco tiveram papel de destaque para a vitória. Sem contar Demerval Silvestre, Gal e Paulo Pratinha, muito empenhados na eleição.

O deputado Teruo Kato, e o Prefeito Rogério Lorenzetti tem suas posições fortalecidas com essa eleição. Gilberto Pratinha é aliado de Teruo e o novo Prefeito Rogério tem os dois candidatos (Pratinha e Deusdete) como seus aliados.

Os números da eleição:
Eleitores votantes 75% ( 273 );
Pratinha obteve 58% (158);
Deusdete obteve 42% (114).

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Eleição na Rural. O que está em jogo?

Amanhã a eleição da nova Diretoria da Sociedade Rural do Noroeste Paranaense(SRNP) sediada em Paranavaí.
Duas chapas. Encabeçadas pelo agropecuarista, ex-Presidente e Ex-Prefeito Deusdete Cerqueira e pelo agroindustrial Gilberto Pratinha.
Nos últimos dias a campanha se intensificou. Ontem expressivo número de associados e a imprensa foram recebidos para ouvir Pratinha no CTG. O candidato Deusdete também se movimenta.
Estão aptos a votar mais de 300 associados. A votação se encerra às 17h00. A Comissão Eleitoral é formada por Edilberto da Silva, João Marques e Adelino Fernandes.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Segurança. Toque de recolher. Uma nova polêmica

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou relatório contrário a implantação do toque de recolher nas cidades brasileiras.

O relatório deverá servir de base para o Conselho Nacional de Justiça orientar as varas de Infância e da Juventude a revogar o toque de recolher, adotado por três cidades do interior de S.Paulo, que começa a ser copiado por diversas cidades do País todo, como é o caso de Paranavaí, onde alguns vereadores iniciaram debates ontem. Defenderam a idéia Roberto (Pó Royal) Picoreli e Utrila, enquanto o vereador líder do Poder Executivo Municipal, Mohamad Hassan Smaili, se posicionou contra.

Segundo o relatório, "em muitos casos, a atuação dos órgãos envolvidos na realização do toque de recolher denota caráter de limpeza social e perseguição". "Não se vê o mesmo empenho destas autoridades no sentido de promover a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade em garantir os direitos da criança e do adolescente", acrescentou."
A própria legislação brasileira já prevê a responsabilização de pais que não cumprem seus deveres, assim como dos agentes públicos e da própria sociedade em geral.
Nenhuma criança ou adolescente deve ficar em situação de abandono nas ruas em horário nenhum, não só durante as noites", declarou Ariel de Castro Alves, relator. "Para casos como esses, assim como para outras situações de risco, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê medidas de proteção (arts. 98 e 101) para crianças e adolescentes e medidas pertinentes aos pais ou responsáveis (art. 129).
As autoridades envolvidas no 'toque de recolher' deveriam buscar punir os comerciantes que fornecem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes ou que franqueiam a entrada de adolescentes em casas noturnas, ou qualquer adulto que explore crianças e adolescentes."

A propósito, outra lei copiada, a lei seca, ao que consta não produziu resultados esperados, continuando o uso imoderado de bebidas alcoolicas, os acidentes e até as mortes. OPINE.

domingo, 12 de julho de 2009

Paranavaí. Resgatando a história, cidade completa 68 anos no próximo dia 14

Magistral a página 15 do Diário do Noroeste de hoje. Toda escrita pelo Professor e mestre Saul Bogoni. Indispensável lê-la.

Na data de 14 de julho de 1941 foi fincado o marco a partir do qual foi feita a medição para o planejamento da cidade de Paranavaí. Esse marco se localizava onde hoje está a agência do Sicredi, na avenida Paraná. Nascia a Colônia Paranavaí.

Confirmado os dados, nossos Vereadores terão a oportunidade de corrigir essa distorção histórica e fixar o dia 14 de julho para comemorar o aniversário da cidade, deixando definitivamente a data de 14 de dezembro para o funcionamento normal do comércio, como ocorre hoje e que gera transtornos a cada ano com sua transferência, sem que ocorram quaisquer manifestações cullturais, escolares naquela data.

Com a adoção do 14 de julho, a oportunidade de feriado efetivo, desfiles escolares, comemorações.

Paranavaí. Proliferam as calçadas irregulares no centro

Não bastassem as calçadas com buracos nas ruas principais de Paranavaí, uma nova "moda" prejudicial aos pedestres tem proliferado.
Em prédios que são construídos ou reformados, as "novas"calçadas estão sendo construídas de forma inclinada, formando verdadeiras rampas.
Trata-se de uma interpretação erronea da chamada acessibilidade para usuários de cadeira de rodas. O que precisa ser rebaixado e permitir o acesso dessas cadeiras por rampas, é a parte construída do imóvel, do prédio, e não a elevação no nível da calçada.
Os pedestres, principalmente idosos, crianças, mulheres com sapatos de saltos, passam a ser vítimas dessas calçadas.
Bom exemplos de calçadas corretamente construídas no centro: as da Caixa Econômica, da Bipharma, da Eska, da BJ Santos, entre outras.
Maus exemplos aos montes.
Um trabalho urgente para a Prefeitura, que se esforça para tornar o centro mais bonito e humanizado.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Fernando de Noronha é a 3a. maravilha natural do mundo

Um dos cartões postais de Noronha(foto)
A ilha de Fernando de Noronha em Pernambuco, obteve a terceira colocação na categoria "ilhas"do concurso As Sete Maravilhas Naturais do Mundo, O arquipélogo superou 27 concorrentes nessa fase, ficando atrás apenas de Galápagos, no Oceano Pacífico e Coco Island no litoral da Costa Rica.


Ir a Fernando de Noronha é um fazer uma viagem inesquecível.

Paisagismo humaniza cidade

Na área central de Paranavaí, os canteiros antes áridos, agora estão gramados e recebendo agradável vegetação, como palmeiras de pequeno porte e outros arbustos.
Esse trabalho executado pela secretaria de meio ambiente, tem a frente a paisagista Luciane Bridi, que durante o período do então secretário de viação e obras, o hoje Prefeito Rogério Lorenzetti, já prestou serviços ao município.

Não passa desapercebido os serviços permanentes do corte de gramas nas nossas praças e jardins, a pintura de meios-fios. Tudo faz aumentar a auto-estima do morador.

Saúde. Prefeito deu incerta no Pronto Atendimento.

Sem aviso prévio, o novo Prefeito de Paranavaí esteve no Pronto Atendimento(PA) nesta 4a. feira a noite, por volta das 20h30.
O repórter Rildo Vieira da rádio 93.3 fm estava no PA levando sua filha para um atendimento, quando o Prefeito Rogério Lorenzetti chegou ao local, cumprimentando os usuários e servidores, acompanhando o serviço prestado. Não estava acompanhado de qualquer auxiliar. O repórter aprovou a visita de surpresa, que na sua visão estimula os bons servidores e permite ao prefeito conhecer as necessidades dos usuários e saber diretamente da qualidade do atendimento.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Temporão diz que gripe comum preocupa mais que a nova

São Paulo, 6 jul (EFE).- O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse hoje que a gripe comum é um problema "muito mais sério" que a suína, que causou a morte de uma pessoa no Brasil e contaminou pelo menos 905.

"Lembro-me que 70 mil pessoas morreram no Brasil em 2006, por complicações causadas pela gripe comum. É um problema muito mais sério de saúde pública do ponto de vista dos óbitos", disse o ministro, após uma visita a um hospital em São Paulo.

Temporão afirmou que a gripe é uma doença "nova" e que "tudo pode passar", por isso lembrou que seu Ministério mantém "a guarda sete dias por semana, 24 horas por dia".
As autoridades brasileiras confirmaram hoje outros 20 casos da gripe, o que eleva o total de infectado no país para 905, dos quais "quase todos receberam alta ou estão em processo de recuperação".Até a sexta-feira passada, 1.414 pessoas tinham sido contabilizadas com sintomas similares aos do vírus da gripe, que estão sob estrita vigilância médica, segundo o último boletim médico do Ministério.Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. Fonte www.uol.com.br

sábado, 4 de julho de 2009

Instalado Centro de Ideias José Richa em Paranavaí

O Centro de Ideias José Richa - Soluções para o Paraná, foi fundado em 1. de julho e nesta sexta foi apresentado à imprensa.

Dotado de espaço, com recepção, salas de reuniões, acesso a Internet, o Centro de Ideias José Richa ocupa ampla casa na rua Arduino Morini n. 150, próximo ao Diário do Noroeste, e esta aberto de 2a. a 6a. das 14h00 as 18h00 a interessados em conhecer as soluções públicas que realiza a administração de Beto Richa na capital e apresentar propostas para o próximo Governo do Estado.

Entre os fundadores, os idealizadores desse espaço Walmor Trentini e Marcos Franco, destacam que ele se destina a todos os simpatizantes de Beto Richa, independente de filiação partidária, oportunizando a esses estudar as boas práticas políticas levadas a efeito na capital do Estado, que proporcionem bem-estar a população, pelo criativo e correto emprego do dinheiro público.

Todos os que visitarem neste mês de julho o Centro de Ideias José Richa e desejarem, serão acolhidos também como fundadores.





Na sequência de fotos, os primeiros fundadores; Marcos Franco, Vereador Odair Xavier e Walmor Trentini; café da manhã com a imprensa; os idealizadores do Centro, Walmor Trentini e Marcos Franco; fachada do Centro de Ideias José Richa.

Paranavaí Saúde. Paranhos é anunciado secretário.

Peemedebista José Paranhos de Mesquita é confirmado pelo Prefeito Rogério Lorenzetti como secretário de saúde. Seu nome estava na especulação que movimentou a semana na esfera municipal.
Foi secretário de agricultura do ex-Prefeito Deusdete Cerqueira, presidente do PMDB, vereador e Presidente da Câmara.

Como mencionamos terá que utilizar sua sensibilidade para prosseguir o bom trabalho do Ironi Brum e precisará se valer do grupo competente de diretores que estão na Secretaria.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Especulação. José Pasczuk deve ser novo secretário de saúde

O Professor Adelino Fernandes, empresário e comentarista bem informado, conta hoje no Jornal da Rede, edição da manhã (fm 93.3, das 6h50 às 8h00), que o novo secretário de saúde de Paranavaí deve ser o Professor José Pasczuk, que cumpriu mandato de 4 anos como Diretor da Fafipa.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Informe do Blog

Secretaria de saúde de Paranavaí. Mudança
O servidor público e um grande quadro da administração pública municipal, Ironi Brum, deixa a secretaria de saúde, cuidando de seu restabelecimento, após uma cirurgia a que se submeteu.

Para seu lugar alguns nomes estão sendo mencionados.
O vereador Josias Zarelli,
o peemedebista José Paranhos de Mesquita, que já foi presidente da Câmara,
Os diretores da secretaria, médicos Gislaine Erédia Araujo, Sari Omar e a enfermeira Cidinha Figueiredo.

Qualquer um desses ou outro terá a tarefa de administrar uma área delicada, a saúde, como vinha fazendo Ironi Brum.

Mais leite das Crianças
Uma das principais metas do candidato Rogério Lorenzetti, era a implantação de programa que ampliasse o Programa Leite das Crianças do Governo Estadual.

Essa meta está sendo concretizada, com a publicação hoje da lei que cria o Programa. Crianças atendidas até 3 anos pelo governo do Estado, agora terão leite para mais 1 ano,
ou seja, tem direito pelo programa estadual, 1 litro de leite diário crianças até 3 anos. Em Paranavaí passarão a ter direito crianças até 4 anos. O dinheiro para esse programa será do tesouro municipal.


Política. Veja hoje o documentário Brizola Tempos de luta

É hoje, na Casa da Cultura Carlos Drumond de Andrade, em Paranavaí,
às 19h30, a apresesentação de documentário "BRIZOLA. Tempos de Luta".

Indispensável para confrontar a maioria dos políticos de hoje com a postura ética e nacionalista de um grande estadista.

Entrada: apenas 1 kg de alimento não-perecível.